Prefeitura planeja transformação da Av. Atlântica até 2016!

01 de agosto de 2013

Bondinhos aéreos como transporte coletivo e travessias com elevadores estão entre as propostas

Prefeitura aguarda licenças ambientais para começar obra de alargamento da faixa de areiaFoto: Rafaela Martins / Agencia RBS
No que depender da prefeitura de Balneário Camboriú, a orla da Praia Central está vivendo suas últimas temporadas do jeito que ela é hoje. Um arrojado - e milionário - projeto pretende transformar toda a Avenida Atlântica, em uma obra que o próprio prefeito Edson Piriquito considerada ousada.

A ideia é que, até 2016, a via conte com três pistas para veículos, calçadas mais largas, canteiros arborizados, estacionamento, ampla área para mobiliário urbano e uma praia totalmente alargada. Para completar, 12 grandes travessias para pedestres com elevadores e bondinho aéreo a preços populares, para ser usado como novo transporte coletivo. 

- Vou construir uma nova cidade. É uma evolução, uma transformação positiva e nós vamos fazer isso. Abri mão de concorrer ao governo do Estado em 2014 por essa obra, que é maior do que ser governador - afirma Piriquito. 

A reurbanização da Atlântica integra o projeto de alargamento da faixa de areia, que espera agora a licença ambiental. A jazida de areia que vai fornecer o material para o aterro já foi identificada (fica a 13 quilômetros da costa) e a expectativa é de que o processo demore cerca de seis meses, a partir do momento que o licenciamento ambiental sair. 

A prefeitura espera que a aprovação da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) aconteça até o fim deste ano. Depois do aterro, a revitalização da beira-mar seria mais demorada, sendo feita provavelmente por etapas para não prejudicar a mobilidade na região. 

O prefeito ressalta, porém, que tudo depende do aguardado sinal positivo da Fatma. Ainda não há previsão oficial do órgão estadual para que as licenças sejam analisadas.

Estudos 

Se o tamanho da obra dá um tom de "loucura" à proposta, a Secretaria de Planejamento de Balneário diz que é sim viável executar o projeto. Conforme o secretário Auri Pavoni, os estudos ainda estão na fase inicial, já que as licenças ambientais ainda não foram liberadas. Mesmo assim, o trabalho já vem sendo feito para que a obra saia do papel. 

- Estamos estudando e analisando várias hipóteses, e é possível fazer todas essas mudanças na Atlântica - considera. 

Os investimentos iniciais previstos são de R$ 150 milhões para o alargamento da praia e a maior parte da reurbanização, mais R$ 100 milhões para o bondinho. Tudo com recursos municipais, segundo o prefeito.

Fonte: O SOL DIÁRIO